Páginas

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Folar de carne

A Páscoa está quase aí e eu começo a salivar com o folar que insisto em fazer unicamente nesta altura. É para não perder o encanto. É o folar e o bolo-rei no Natal. Adoro. Como sou eu que os faço questionam-me porque gostando tanto não o faço nos restantes dias do ano. Para não perder a magia, a piada, o gosto. Há coisas que devem ser comedidas e devem ser desejadas antes, muito antes de as termos. Sabem melhor. Para a semana farei os meus folares: uns para mim outros para dar. Depois acabou-se e só para o ano. É assim: a conta-gotas que vou doseando a minha felicidade.

5 comentários:

  1. Eu também sou assim.Sendo eu transmontana, apesar de nunca lá ter efectivamente vivido, existem tradições que continuarei a manter.
    .Na Páscoa tem de existir o folar. Em várias regiões do país se faz folar, mas o que eu faço é o de carne.
    Aqui deixo a receita, para que quem passe por aqui possa experimentar.

    Ingredientes: 6 ovos, 30 gr de fermento padeiro, 600gr de farinha, 2c. sopa de azeite, 60gr banha, 60 gr de manteiga e 0,5 dl de água tépida.

    Começo por dissolver o fermento na água morna com um pouco de sal e colocar os ovos em água morna para não estarem frios. Coloco a farinha num alguidar grande e abro um concavidade no meio onde deito o fermento dissolvido e começo a envolver. Depois o azeite juntamente com a banha e a manteiga derretida morna e por fim os ovos inteiros, um a um , batendo sempre até a massa se desprender do fundo do tacho. Polvilho com farinha e cubro com um pano envolvendo num cobertor para levedar uma hora. A massa deve triplicar de volume. Nessa hora preparo as carnes, presunto, chouriço, se possivel com carne gorda. Depois de levedar, preparo as formas untando-as com banha. Em baixo coloco metade da massa e depois distribuo as carnes uniformemente, e em cima coloco o restante da massa. Vai a levedar mais uma hora, e depois pincela-se com uma gema e coloca-se no forno moderado durante 30 minutos.

    Quinta da Ribeira

    ResponderEliminar
  2. Isto não vai lá com beijos.Só anima com gulodices....

    ResponderEliminar
  3. Páscoa pede folar.
    Tradicionalmente os padrinhos, na Páscoa, oferecem um folar (presente) aos seus afilhados.
    Antigamente o folar que se dava era um pão doce (ou não) de massa lêveda, daí este bolo ter-lhe adquirido o nome. Hoje recorre-se a outro tipo de prendas para folar, mas o bolo folar continuará a ser chamado de folar.

    Nas aldeias o folar é um produto de padaria, bastante rústico. Nas cidades é um produto de pastelaria, com alguns melhoradores de sabor, cor, textura e de apresentação, como a gelatina e afins para o brilho, com algumas excepções.

    Dependendo da região do país, os folares ou são doces ou salgados.
    Este é o típico da minha região, é doce e coberto com ovos cozidos. O bolo simboliza o ninho, e os ovos a geração de uma nova vida, fertilidade (tal como os coelhos - malandros, lol).
    Deseja-se felicidade e prosperidade a alguém, quando se lhe oferece um folar.
    Noutras regiões, no norte, o folar de Chaves é uma massa de pão, lêveda, recheada com carnes, fumadas ou não, maravilhoso, no sul, o folar de Olhão é uma massa enrolada com açúcar e canela, supermaravilhoso.
    Mesmo os doces e os salgados, variam de forma e sobretudo de receita.
    No doce por exemplo, há o folar com ovos na massa e sem, com ovo em cima ou não, redondo ou oval, com canela, erva-doce, raspa de limão e laranja ou sem algum destes aromas...

    Os ovos que o cobrem são cozidos com casca de cebola para ficarem acastanhados.
    E quem não gosta de uma boa fatia de folar, até cortada à mão, a acompanhar um dos ovos cozidos? Estes ovos cozidos, ficam sempre muito mais aromáticos e a massa do bolo que os envolve, fica muito mais macia e húmida, perfeita para mim.
    O folar é óptimo no dia em que é feito, no dia seguinte, ou durante a semana. Torrado com manteiga, hummmmmmm.



    Claudia,Régua

    ResponderEliminar
  4. Posso deixar a morada para me enviarem um na Pascoa?


    Porto Salvo
    Luìs Aguiar

    ResponderEliminar
  5. Quinta da Ribeira, obrigada. A minha receita é diferente da sua mas certamente são ambas boas.; Claudia, é sempre bom ter aqui gente do Peso da Régua, sempre; Luís... bem, acho que é melhor pegar na receita em cima e fazer um, que tal?

    ResponderEliminar