Páginas

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

A preparação do meu fim de ano


 

Este ano o fim de ano vai ser em Tomar com amigos, o meu irmão e o seu mais recente avião. Ando numa azáfama a tentar aquecer a casa que de estar desabitada está para lá de gelada. Lareira acesa desde manhã à noite e salamandra idem aspas. Depois as minhas amigas ligam e perguntam:

é preciso levar almofadas?

 É preciso lençóis?

Que roupa vamos vestir, descontraída ou mais para o cómodo?

É preciso levar cama de bebé?

 Há aí algum cabeleireiro?

Preciso arranjar as unhas, conheces alguém aí?

E eu estou com a  cabeça noutro sítio, ando a pensar no menu. No que vamos comprar e no que vamos cozinhar. Meu cerebrozinho querido pensa se vale a pena fazer pataniscas de legumes e bolinhas de alheira de entrada com queijo feta; se vale a pena fazer rolo de carne picada com legumes salteados ou rosbife com batata gratinada; bolo de chocolate com frutos silvestres ou com marcarpone? É por aqui que anda o meu pensamento. E na mesa, quero uma mesa grande, com uma linda toalha e muito vinho, muito mesmo. Com sangria de frutos vermelhos e velas. Quero que as crianças tenham pizas que farei questão de fazer e certamente farei tudo de cabelo apanhado, avental por cima de um qualquer vestido que terá umas botas quentinhas e feiosas a acompanhar. Deve ser da idade, ou de como me afasto, velozmente, de uma rapariga que já fui. Agora, o que me alimenta a alma é também aquilo que me alimenta o corpo e possuo uma verdadeira e sentida satisfação em organizar jantares para quem gosto. O gosto de cozinhar é, e muito, o de cozinhar para outrem de forma a que o outrem goste. E quero que, daqui a uns anos, se lembrem mais do que comeram do que daquilo que eu vestia.

4 comentários:

  1. Gostei tanto do teu texto, minha amiga! Quero tudo o que pensas ter na mesa e identifico-me com essa nova mulher que tb já sinto que sou.
    Um excelente 2013...ao teu jeito!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada minha querida. E este ano que agora termina, para mim, e em termos de amizade, acabou com um salto muito positivo. Obrigada pela tua contribuição. Um grande 2013 e que nos encontremos mais vezes para os nossos chás nem que seja a um domingo de manhã:)

    ResponderEliminar
  3. Saldo, queria dizer saldo, mas também podia ser salto :)

    ResponderEliminar
  4. Eu percebi! :=) Mtos chás, cafés, bolos e tudo a que temos direito! Obrigada por teres aparecido.

    ResponderEliminar