Páginas

sábado, 29 de dezembro de 2012

Creio que o secretário de Estado da saúde sofre de doença mental


O Secretário de Estado da Saúde diz que devemos mantermo-nos saudáveis e eu acho bem, que esta coisa de querermos ficar doentes, andar de médico em médico, no meu caso operações que nunca mais acabam, tem de acabar. Percebo. É uma azáfama e um gasto imenso. Um hobby muito dispendioso e que às vezes pode levar à morte. Acho mesmo bem. E mais achava se este fosse um país em que se apostasse na prevenção. Agora lembrei-me da minha tia Lena que já tirou um peito por causa de um cancro (na minha família adoramos ficar doentes) e que por causa disso tem de fazer análises de X em X tempo. Fez umas há menos de seis meses e por isso quando se sentiu muito mal, a médica de família disse-lhe que não podia passar-lhe mais analises até perfazer meio ano, porque não têm autorização. Percebem esta prevenção? Ou seja, a besta do Secretário de Estado diz que não devemos ficar doentes, mas o Estado não ajuda nessa prevenção, então, como sugere o senhor que o façamos? Rezas? Viramos o cú para Meca? Para a Lua? Como se faz? E aqueles que não têm médico de família? Gostava que o senhor me explicasse a sua ideia de forma pormenorizada. Eu explico-lhe uma outra de forma a que consiga entender. Talvez de cada vez que fique doente, você apenas precise de fazer um telefonema e é logo tratado pelos melhores dos melhores, mas eu, quando fiquei sem andar, e embora tenha pago sempre os meus impostos, corri tudo o que era medicos, hospitais, clinicas e só não fui à bruxa, porque ainda tinha um pingo de racionalidade. Sabe o que me valeu? Não foram os hospitais publicos, nem o SNS, nem o médico de familia, mas sim os meus pais e a sua bolsa e o meu seguro privado de saúde. Tentei mesmo não ficar doente, tentei, mas foi mais forte do que eu. E se hoje tenho qualidade de vida, mais uma vez não o devo à parte de saúde estatal que me cabe. Por isso, da próxima vez que se lembrar de dizer o que não sabe, beba um copo e relaxe e pense noutras coisas, coisas essas que não magoem ninguém. Fale de futebol e de carros ou até mesmo de gajas.
Eu posso dizer-lhe, pela minha parte, que estou disponível para deixar de fazer as operações que me deixam mais para lá que para cá, a parar de tomar os medicamentos para a Artrite Reumatoide e a tentar conseguir viver um dia, apenas um dia, sem o raio das dores que me perseguem há mais de 15 anos, apenas preciso que me explique como o fazer, que eu faço. Faço mesmo. Fico à espera.

2 comentários:

  1. Muito bem. Subscrevo tudo o que diz. Fiquei escandalizada com a imbecilidade, desfaçatez e falta de sensibilidade desse cavalheiro. Parece que neste Governo foram todos escolhidos a dedo. Abrem a boca e só sai asneira!!
    Maria s.

    ResponderEliminar