Páginas

segunda-feira, 18 de março de 2013

Há começos e começos


Por norma, sei de que se trata a história deste ou daquele livro que li mesmo que tenha sido há muito tempo, como é que se desenrolou a trama, que personagens contém e etc e tal, mas do Alta Fidelidade, do Nick Horby que li no ano de 2003 (dato sempre os livros), sei de cor como começa e, vejam lá esta pérola:

«As minhas cinco namoradas mais memoráveis de todos os tempos, que levaria para uma ilha deserta, por ordem cronológica:

1)      Alison Ashworth

2)       Penny Hardwick

3)      Jackie Allen

4)      Charlie Nicholson

5)      Sarah Kendrew

Estas foram as que doeram mais. Vês o teu nome na lista, Laura? Acho que tu até entravas no top dez mais, mas não há lugar para ti no top das cinco mais; esses lugares estão reservados para o tipo de humilhações e corações destroçados que tu muito simplesmente és incapaz de provocar».

Amei este início. Agarrei-me ao livro para não o largar até ao fim. Não foi o livro que mais gostei de ler, nem aquele que mais me entusiasmou, mas foi aquele cujo início se tornou, simplesmente, inesquecível. Nunca mais tinha encontrado um começo como este. Nunca mais até hoje ao pegar no livro de Ricardo Adolfo – Maria dos Canos Serrados, fiquei siderada com o início. Digam lá se não é brilhante:

« velhinho,

Estamos fodidas. Estamos muito fodidas. Estamos fodidas como o caralho.

Há uma serie de coisas que são um problema:

1.      A tua pessoa;

2.      A tua pessoa nunca estar cá;

3.      Não termos sexo porque a tua pessoa nunca está cá;

4.      Não temos orgasmos porque não temos sexo porque a tua pessoa nunca está cá;

5.      Andarmos totalmente putas da vida porque não temos orgasmos porque não temos sexo porque a tua pessoa nunca está cá;

6.      Não falarmos porque não temos as nossas conversas  depois dos orgasmos que não temos porque não temos sexo porque a tua pessoa nunca está cá».
E pronto, a linguagem não podia ser mais crua e carnal, mas sendo a linguagem de uma mulher de má rês, não me parece que fosse consistente de outra forma. E é assim, que desde a primeira página que mergulhamos num submundo cheio de personagens de um outro mundo, com outras normas e leis. SIMPLESMENTE Maravilhoso

Sem comentários:

Enviar um comentário