Páginas

terça-feira, 30 de abril de 2013

Da felicidade


Enquanto escrevo este post ouço Arnaldo Antunes com a música A Casa é Sua, e é provável que seja influenciada por aquilo que ouço. Normalmente, a música influencia-me tanto ou mais que a lua. As minhas marés são internas e auditivas. Uma coisa estranha, mas tão real (poderia, por causa da música que ouço escrever ‘reau’)!

A felicidade como conceito, tem estado na ordem do dia dos meus pensamentos. Inicialmente pensei que fosse das hormonas de quem tem uma filha ainda pequena; depois pensei que era um estado passageiro, como os estados febris. Agora é altura, pela persistência, de refletir um pouco sobre esta coisa que se me pegou à mente para não me largar.

Tenho tentado andar contra a maré. Pareço que vou no Alfa naqueles bancos que vão no sentido contrário à marcha: primeiro estranhamos e depois da dor de cabeça instalada, acabamos por nos habituar. Sinto meio mundo triste. Abatido. Sem dinheiro. Sem opções. E perante isso, apetece-me tentar ter uma atitude mais positiva. Obrigo-me a um ânimo que por vezes custa a sair. Exijo ter uma atitude mais leve. Contracorrente. Pensava num tema base para uma revista pela qual tenho responsabilidades. Optei logo pelo Otimismo. A partir daí, sempre que o digo aos colaboradores riem-se. Questionam-me. Acham que ensandeci. Mas depois entram na onda e mergulham comigo. E fazem-me chegar textos maravilhosos. Simplesmente maravilhosos. Hoje foi um desses dias. Um colaborador mandou-me um texto sobre a felicidade (continuo a ouvir Arnaldo Antunes frenético e tenho vontade de dançar com ele). Esse colaborador escreve a dada altura «Para aprender a ser feliz, temos de ser positivos! As pessoas positivas são aquelas que, apesar das ocorrências da vida, encontram espaço para aproveitar as oportunidades de felicidade que criam, ou que a existência lhes proporciona. São capazes de vencer obstáculos e desenvolver emoções positivas que lhes permitem lidar melhor com as adversidades». Eu acredito piamente nisto. Acredito que a atitude com que nos deparamos perante as adversidades é meio caminho para as conseguirmos, ou não, vencer. Ando mergulhada neste otimismo que parece esquizofrenia. Pareço a Maria de Lá Salete, amiga dos meus pais lá na terra que, coitada, sofrendo de uma enfermidade mental grave, passa a vida a dizer: ‘Um dia destes enlouqueço!’ E sempre que ela diz isso, penso que naquele momento, achando-se saudável, ela vence a sua mente debilitada. Protege-a. Gosto desta contramaré. Gosto. Acabou a música do Arnaldo. Acaba-se a minha prosa.

 

Nota: quando sair a  revista prometo publicar aqui o texto completo e nome deste colaborador

Sem comentários:

Enviar um comentário