Páginas

sexta-feira, 26 de abril de 2013

o meu 25 de Abril com a Joana Vasconcelos e a PIDE

Ontem foi dia cultural.
De manhã a exposição da Joana Vasconcelos no Palácio da Ajuda com filha, a Eduarda e o Pedro. As mães a passarem para os filhos o gosto pelas exposições. E se a minha filha ainda é pequena para gostar ou deixar de gostar ( embora eu goste de pensar que de alguma forma ou jeito ela absorveu algo) foi deveras interessante ver que o Pedro, com onze anos, passeou pelo Palácio com gosto e sentiu a emoção de quem pisa algo que alguém, importante para o país, pisou em seculos passados. Não sei se me emocionou mais a exposição, brilhantemente pensada e exposta, entre as peças curiosas e excêntricas da J. V., ou ver o meu Pedrinho a sentir emoção para além daquilo que é a vida de um miúdo daquela idade (futebóis e coisas que tais).
A exposição vale tanto a pena que quero lá voltar uma ou duas vezes antes de acabar; e o Palácio ficou-me na memória como um com a  decoração mais gira dos tempos dos nossos reis.
Depois, à noite fui assistir, no Palácio do Egipto, em Oeiras, ao documentário do realizador Rafael Antunes 'Lápis Azul'. Um documentário sobre a PIDE e a forma como a policia politica fazia censura aos jornais portugueses. Um documentário brilhantemente feito, pensado e realizado. A historia foi contada na primeira pessoa,  pela voz de quem viveu a época, o Marcelo Rebelo de Sousa, o Pinto Balsemão, o Mário Soares, a Maria Barroso, a Maria Teresa Horta (que parece uma versão da minha tia Ana mas em culto), o Pedro Castanheira entre outros. O documentário passa por estes dias na SIC Noticias, mas não temos o realizador ao lado para nos responder às questões que lhe colocamos, como aconteceu ontem (Grande LUCHAPA). Foi tão booommmm!!!!
Acabei o dia 25 de Abril já estava no dia 26, mas deitei-me com a certeza que vivi, e bem, o dia. Acima de tudo, adormeci com a memoria renovada de que a Liberdade de expressão é das maiores riquezas que podemos ter e que a devemos  a grandes homens e mulheres com quem temos a sorte de ainda andarem por cá a dar-nos o seu testemunho.


a sala do trono. Imponente


o quarto da rainha com uma companhia peculiar

Sem comentários:

Enviar um comentário