Páginas

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Do 'meu' Douro


A esta altura do campeonato umas vinte pessoas, espanholas, inglesas e holandesas, estão a conhecer pela primeira vez a Régua que, para quem não sabe, é a Capital do Douro.

Quem ajudou a organizar a estadia e os comes e bebes deste grupo de pessoas foi o meu irmão. Ou seja, um rapaz da terra (embora esteja longe, bastou-lhe uns telefonemas e sabia que tudo ficaria bem encaminhado porque parte daquela gente é de uma atenção e amizade sem par).

Para já, sabemos que ontem iam chegando à lua com a Quinta do Vallado, onde estão a pernoitar; sabemos que ficaram siderados com as moelas que comeram de entrada no Maleiro e que depois tiveram orgasmos com o bacalhau que o Maleiro preparou para eles e por fim, uma pequena conta a provar que o bom não tem de ser caro. Hoje foram até Lamego e ando a insistir que façam a viagem da Régua – Pinhão de forma a sentirem-se engolidos pelo vale do douro, lindo e majestoso. À noite será a vez de irem a um dos melhores restaurantes da região (quiçá de Portugal): o Castas e Pratos e estou certa que amanhã, quando chegarem às suas santas terrinhas levarão na bagagem vontade de voltarem ou pelo menos quando virem noticias sobre o Douro no Odisseia ou na BBC, o seu coração palpitará no sofá lá da casa. É isto que é receber e mostrar o que temos de melhor. Porque temos coisas que são do melhor. Porque a nossa região demarcada do douro é a mais antiga do mundo e se a velhice não é um posto, estou em crer que será uma das mais bonitas de todas as regiões demarcadas e se isto não chega, fiquem a saber que é Património da Humanidade pela UNESCO. Ainda não chega para quererem conhecer? Pois… se assim é, tenho pena.
Eu estou aqui, a uns 400 km de distância a ligar de hora a hora para saber se estão a gostar e de cada vez que me dizem que é a loucura, que é lindo, e é maravilhoso, eu incho de orgulho. Incho mesmo e nem mesmo o litro e meio de água que estou a emborcar me impede de reter o inchaço porque é de um imenso orgulho pelas minhas raízes, pelo sítio onde me fiz mulher e onde reside parte do meu coração com os meus pais e sobrinhos.
Quinta do Vallado, parte nova

Quinta do Vallado

Entrada do restaurante Castas e Pratos, na antiga estação ferroviária da Régua.
 
 

1 comentário: