Páginas

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Problemas dermatológicos ou psicologicos.


Há uns anos atrás, creio que há uns sete aninhos, estava eu a passar férias com os meus pais na praia do Pedrogão quando comecei a ter problemas no couro cabeludo. Eu, nessa altura, tinha o cabelo muito comprido e bastante encaracolado. Inicialmente não me preocupei muito, tentei mudar de champô e amaciador. Mas não melhorou e fui à farmácia. O senhor disse-me que às vezes há alergias a algo que esteja na água do mar e como aquela é uma praia que às vezes sofre descargas poluentes (só coisas positivas), poderia ter apanhado uma alergia. Recomendou-me um creme que eu coloquei diariamente. Mas o mal estar era cada vez maior e mais desconfortável. Voltei à farmácia e o senhor deu-me uma pomada que me obrigava a andar com o cabelo sempre oleoso. A coisa não melhorou e as férias acabaram. Chegada a Oeiras perguntei a umas pessoas amigas por um dermatologista bom. Deram-me um contato de um tipo XPTO, excecional, caríssimo e que não trabalhava com nenhum seguro, mas mesmo bom. Marquei e para marcar a consulta tive de meter uma cunha porque o tipo era muito requisitado. Lá fui, numa altura bem desesperada e entrei, expliquei o que sentia e ele mandou-me sentar numa cadeira que tinha uma lâmpada muito forte suspensa. Ligou aquilo diretamente na minha cabeça e mantivemos o seguinte diálogo que nunca irei esquecer:

 - Sabe o que é que a senhora tem?

 - ó Dr., se soubesse não tinha vindo aqui.

 - Pois, a senhora tem piolhos.

 - Desculpe?

 - Sim, a senhora tem piolhos.

Receitou-me quitoso e paguei 90 euros e saí de lá verdadeiramente mortificada. Explica-se a minha ignorância pelo simples facto de eu nunca ter tido piolhos e aquilo quando começa a ser uma comunidade, o incómodo é mais parecido com uma alergia do que comichão. Também se explica por ter estado em contacto com um grupo de crianças que me pegaram os ditos cujos. Mas desde aí que tenho um verdadeiro horror aos piolhos. Quando vou buscar a minha filha e a vejo a coçar-se, tento ver se ela tem piolhos, mas antes apanho o cabelo, meto um lenço e viro o cú para meca.

Hoje na escola havia um grande painel a dizer: atenção, há piolhos na escola. E pronto, estou à alerta. Hoje irei vasculhar-lhe bem a cabecinha da minha pequenina e rezar para que não encontre nada.

 

3 comentários:

  1. txi...quando era pequena tinha várias vezes :S apanhava sempre na escola...sabes o que li uma vez (não à muito tempo)? que quem tem filhos devia lavar uma vez por mês a cabeça com remédio dos piolhos...só para afastar a hipótese de os apanhar...se ajuda ou não não sei :s mas li algures isso!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Orquídea, obrigada. Por acaso isso parece-me uma boa dica.Acho que vou seguir o conselho. Beijinhos

      Eliminar
  2. Eu tenho outra alternativa: borrifa a cabeça da tua filha de perfume (ou colónia para crianças), antes de ir para a escola.

    Beijinhos e boa sorte! :)

    ResponderEliminar