Páginas

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Da liberdade individual


 Hoje tenho uma necessidade enorme, talvez exacerbada, de falar de liberdade individual, ou mais corretamente, de liberdades individuais. Aquilo que é (deve de ser) intocável. A possibilidade de falarmos, de expormos um ponto de vista, de, com educação, dizermos aquilo que nos vai na alma. Sempre, tendo em conta a liberdade de outrem.

Falar nisto até custa porque, para mim, devia ser uma daquelas coisas inquestionáveis, que, se não se ensinasse em casa se deveria ensinar na escola e que até já devia constar no nosso ADN. Não consta. Não se ensina. Há quem não saiba bem o que é isto. Há quem vomite ódio perante opiniões de outras pessoas. Há quem mova montanhas para que, quem pensa diferente, seja punido. Só por isso, por se pensar diferente. Quando se viola a liberdade individual de outro, viola-se um dos direitos fundamentais do Homem do século XXI. Mas este direito, constatei há pouco, está constantemente a ser violado sem punições.

Da parte que me toca, duvido que alguém me cale.

Por hoje, é isto.

3 comentários:

  1. Concordo absolutamente e subscrevo na totalidade*

    ResponderEliminar
  2. Cheguei aqui a este blogue através de outros dois que muito admiro e é por ter esta linha editorial que também este passou a ser um dos meus favoritos.

    Excelente texto, concordo na íntegra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helena, obrigada por aqui ter chegado e pro cá ter permanecido. Obrigada

      Eliminar