Páginas

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Bolos


Há quem corra. Há quem reze. Há quem faça o amor. Há, simplesmente, quem dê uma queca. Há quem chore. Há quem beba. Há quem coma. Há quem costure. Há quem telefone. Há quem desligue o telefone. Há quem coma chocolate. Há quem se meta nos copos. Há quem fume. Há quem contemple, mas eu, de cada vez que a neura me bate à porta, aquilo que me dá para fazer são bolos. Bolos e mais bolos. E de cada vez que vejo a minha velha batedeira a trabalhar sonho com uma linda batedeira rosa choque; e quando estou a colocar o bolo num prato, imagino os lindos pratos que a Vista Alegre tem, ou mesmo os pratos Bordalo Pinheiro. E gosto de tornar os bolos mais bonitos do que aquilo que a simplicidade já é para mim. E fico horas na minha cozinha, com música de fundo, eu e o manel, o peixe que é da minha filha mas que sou eu que trato, que cuido com atenção e desconhecimento pela espécie. E que fica às voltas no aquário de cada vez que desenformo um bolo. Deve ser o cheiro que entra naquele meio aquoso. E falo com ele coisas como ‘vês, manel, saiu bem’, ou, ‘epah manel, este vai-me dar trabalho a enfeitar’. As nossas cumplicidades fazem-se ali, na minha cozinha virada a sul, onde o sol aquece e mata as minhas tentativas de ter salsa e coentros biológicos. Depois do bolo feito, nunca o como. Já não os consigo comer. O apetite nesses momentos de neura não são de doces. Faço bolos para a minha cabeça e não para o meu estômago. O peso agradece.

7 comentários:

  1. Também é terapia para mim fazer bolos.... o problema é que como sempre umas duas fatias com o bolo ainda morno.... o peso não agradece, não. O que não invalida que de vez em quando a neura também me dê para algumas das outras terapias em cima indicadas:) bj
    (vou enviar-te as revistas culinária amanhã para Lisboa, depois aviso-te:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim só me dá para comer os bolos que os outros fazem :) Os da minha mãe nunca digo 'não'. Beijinhos mil

      Eliminar
  2. Eu faço o mesmo! Giro... e estou a fazer bolos cada vez mais complicados e decorados... e isso não é lá grande sinal, pois não? (excepto agora, que a porcaria do forno avariou, mas assim que vier o novo, fico 7 dias de atalaia na cozinha)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também, gosto de ir mais além :)
      E se eu ficasse sem forno, algo me diz que ninguém me iria aturar :)

      Eliminar