Páginas

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

os meus 12 desejos, ou 11, ou 9, ou...


Na noite de fim de ano tive dificuldades em arranjar um desejo para cada passa. Não tinha 12 sonhos ou desejos para 2014. Chegava ali à sétima passa e encalhava. Olhei para a minha amiga CR e ela também não tinha 12 desejos. Aquilo, de certa forma, acalmou-me. Mas a verdade é que hoje, espojada que estava no sofá pensava que antigamente tinha dificuldades em encaixar todas os desejos nas 12 passas, tinha de negociar com a minha alma e deixar alguns de fora e agora não consigo arranjar 12 desejos. Se calhar porque o que passou a ser importante é a saúde e o trabalho e o resto lá virá... Desenganem-se. Não sou assim tão simples ou tão focada ou tão boa pessoa. Há sempre uma réstia de desejos mais, como dizer, mundanos. Por isso, continuei, no sofá, a decifrar esta mudança e parece-me que descobri o que se passou. Na verdade, a não ser que a coisa dê uma volta desgraçada, a perspetiva que possuo para este ano é interessante. Assim, já alinhavada tenho, uma viagem, um livro, trabalho (a não ser que o Passos se lembre de fazer uma razia ainda maior à função publica, o que a ver bem é uma possibilidade), um lindo casamento em que serei a madrinha (o amor sempre me comoveu), os livros de culinária que recebi no Natal irão permitir-me fazer novas receitas (e Deus sabe como isso me anima), tenho um belíssimo prato de bolo com pé para utilizar vezes sem conta e sei que essa beleza me irá emudecer, tenho boa música para ouvir, tenho sempre o Douro à espera com o mimo dos pais, tenho pouca saúde mas uma equipa médica que vale por tudo e isso será de grande ajuda em momentos menos bons, tenho uma boa casa, tenho os melhores amigos do mundo, tenho um irmão que sabe quando preciso de um bom vinho e que o arranja quando preciso de álcool no sangue, tenho a hortelã da Té a crescer na janela, tenho uma família única e irrepetível e tenho, em mim, todos os sonhos do mundo, como o Pessoa. E isto, isto parece-me que ninguém me tirará em 2014. Posto isto, que mais desejos podia ter? Ah, a 8 passa foi para um conjunto de travessas Bordalo Pinheiro e a 9ª para a possibilidade de mudar a estética deste blogue. Vá, chamem-me fútil.
 

4 comentários:

  1. que venha a saúde primeiro. tudo o resto virá por arrasto, que as viagens e a comida e a música e o vinho e os mimos, já se sabe, são o conforto da alma.

    ResponderEliminar
  2. Olha, quando eu era pequena só tinha direito a 3 desejos e já eram difíceis de conjeturar. Por isso este ano até me esqueci de "pedir coisas" e estou aliviada com isso :)

    ResponderEliminar
  3. É um privilégio fazer parte das tuas coisas boas de 2014.
    Gosto muito de ti, querida Madrinha :)

    ResponderEliminar