Páginas

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Porque há bolos que nos curam


 Há uns anos valentes descobri um bolo que me obrigava a comer canela, especiaria que não sabia gostar. Mas naquele bolo tudo era possível. Deslocava-me À Chaleira apenas para comer uma fatia do bolo de maçã, lapso, deslocava-me À Chaleira para comer o melhor bolo de maçã do mundo. Deu-se o acaso de, anos depois, a minha vida cruzar-se indelevelmente com a rapariga que faz o próprio bolo: a Raquel. Ficamos amigas e fui-lhe dizendo, com a languidez de um enamoramento, o quanto gosto do bolo de maçã e canela dela. Ela riu-se. Vocês não sabem, mas se há alguém que consegue fazer um bolo em minutos e dar-lhe o ar e o sabor de um doce pausadamente construído, essa pessoa é a Raquel. Penso sempre que se soubesse fazer aquele bolo, o fazia quando a tristeza se abate sobre mim, de modos a ficar bêbeda de açúcar, de sabores que afagam a alma.

Acho sempre que os bolos têm uma ligação íntima com que os faz. Tenho uma tia, a tia Palmira, que faz o melhor bolo de laranja do mundo. Já me deu a receita. Já o fiz, mas fica a léguas do dela. O da Raquel é assim. Fala-se neste ou naquele bolo de maçã, mas o da Raquel é que vale, esse é que está no pódio conquistando os três primeiros lugares. No meu dia de anos, a Raquel e a Rita, que é a irmã, fizeram-me chegar a casa um bolo inteirinho. Deu-me para o choro. Senti-me egoísta com ele. Não o queria dividir mas também não o queria comer. Não queria que acabasse. Deixei-o inteiro o tempo que fui capaz de lhe resistir. Fui comendo-o com parcimónia. Hoje levei para o trabalho a ultima fatia. Comi-a aos poucos, depenicando às migalhas como se eu fosse um projeto de pássaro acabado de nascer.

Aquele bolo funciona, em mim, como um abraço quente, aquele abraço que acalma os meus temores internos.

Obrigada Raquel e Rita. Não esquecerei.

(Nota: para quem quiser experimentar ou comprovar o que digo, este bolo existe no Chá da Barra Villa, no palácio do Egipto, centro da Vila de Oeiras. Mas vão prevenidos, uma fatia jamais chegará)

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Já não. Agora existe perto daí, no centro de Oeiras, no salão de chá - Chá da Barra Villa. Vale mesmo a pena, juro. Fica ao pé da Igreja Matriz.

      Eliminar
  2. Eu, que nem gosto de canela, vou lá da próxima vez que for a Lisboa :)

    ResponderEliminar