Páginas

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Veneza pode esperar de Rita Ferro


Já não leio livros de supetão. Começo e por muito interessantes que sejam, os afazeres de mãe tudo suplanta e, obrigatoriamente, acabo por deixar um lastro de leitura pelos meus dias. Mas isto, que é o meu normal, teve no livro ‘Veneza pode esperar’ uma diferente atitude. Levava-o para a casa de banho; deixava de ver um filme para o ler; deixava o meu amado Masterchef austrália para o ler; levava-o no carro para que à mínima paragem no trânsito lhe deitasse um olho… o segredo, pois acho que me atraiu nele o mesmo que atrai no povo os acidentes por que passam na estrada: o olhar o outro e vê-lo na condição humana. É isto, vislumbrei uma Rita Ferro que é igual a mim, a ti que estás aí desse lado, à minha mãe, a amigas… e revi-me num pequeno mas tortuoso pormenor: o apelo pela solidão. A vontade de estar abandonada no sofá e o alegrar quando, contrariada, se sai da toca. E a forma como ela fala dos homens... Estão ali várias lições de envelhecimento, de paixão, de ternura e mesmo de sexo. Ela desnudou-se de uma maneira que não sei como é possível, não sei como se faz.

Ela é a mulher que mandou os seus livros ao Pedro Rolo Duarte quando ele afirmou que era leitura cor-de-rosa e ele é o homem que os tem no sítio para vir afirmar que mudou de ideias, que afinal estava errado. Foi por cauda deste episódio entre duas pessoas da praça portuguesa que tive vontade de o ler. E se vale a pena. Nem sei se é melhor para uma mulher ou para um homem, sei apenas que no dia em que escrever assim, lá perto, terei sinos a tocarem dentro de mim.

20 comentários:

  1. vamos fazer assim: como trabalho com ambos, vou enviar-lhes o link deste post. e tenho a certeza que vão adorar ler. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nãããããããããããããã, (fiquei do tamanho de uma formiga....) aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

      Eliminar
    2. ups! já foi. com direito a comentário da Rita e tudo. ;)

      Eliminar
    3. Enjoy the ride, como posso te agaradecer? Como? Diz aí que eu faço! Fiquei tão, mas tão feliz, felicissima. Obrigada

      Eliminar
    4. arrancar-te um sorriso é mais do que suficiente. :)

      Eliminar
    5. arrancaste vários :) obrigada mesmo

      Eliminar
  2. Bom dia, Frida, bom saber que gostou! Deixo um beijo e um OBRIGADA

    Rita Ferro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Deus! E agora, o que posso escrever? Eu é que agradeço ter-se dado ao trabalho de vir a este cantinho deixar o comentário que fez o meu dia acontecer. Obrigada e parabéns, é mesmo um excecional livro. beijinhos

      Eliminar
    2. Eu estou a ler pela primeira vez Rita Ferro, (já tinha desistido de escritores portugueses) mas estou a adorar este livro, comecei ontem e já li mais de metade, espero que o próximo não demore muito...

      Eliminar
  3. Eu também fiquei curiosa e como és tu que sugeres, vou espreitar. Obrigada pela sugestão!*

    ResponderEliminar
  4. Eu também fiquei curioso não de conhecer o livro, que já li, mas de conhecer o livro de um dos homens que passaram pela vida da Rita.....para saber se existe contraditório...
    JMC.

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente desconfio que não......porque os homens são muito mais contidos a falar das mulheres que passaram pelas suas vidas!!!!
    JMC.

    ResponderEliminar
  6. Mas é pena, não é, JMC? Gostava que houvesse... (RF)

    ResponderEliminar
  7. Ponto prévio :gostei do que li e tenho indicado a leitura do livro a amigos/amigas. E só posso simpatizar com quem pode aquecer o mundo e quer alguém a seu lado capaz de grandes movimentos .......e não sabe o que aconteceu ao Amante(nome atribuído a um gato, entenda-se...)...uma vida plena e hedonista vale sempre mesmo sem o contraditório....mas não leve a mal a curiosidade que me despertou : como veem Eles o modo como a RF os viu nas diferentes passagens da sua vida.
    JMC.

    ResponderEliminar
  8. Bem. Não tive reclamações nem desmentidos

    ResponderEliminar
  9. Humm....enfeitiçou-os...só pode ser!
    JMC.

    ResponderEliminar