Páginas

sábado, 26 de abril de 2014

A aletria da minha mãe


O meu irmão diz que demorou dez anos a conseguir fritar uma alheira em condições. Eu percebo, porque demorei muito mais tempo a conseguir fazer a aletria como a minha mãe faz. As tentativas foram muitas e frustrantes. Ninguém faz a aletria que ela faz, mole, cremosa e assim um sabor para lá do paraíso. Via-a a fazer. Tirava notas. Fazia sob o seu olhar e nada, nada de nada. Perguntam, que tal escrever a receita? Fazia sentido se a minha mãe não fizesse tudo a olho. Depois acontece um fenómeno estranho: não obstante de ver aletria nos supermercados em Lisboa, nunca consegui ir a um restaurante ou casa de amigos que tivessem aletria para sobremesa. Nunca percebi quem comprava a aletria na grande cidade. Ainda hoje, vinte anos a viver a sul, desconheço um único restaurante que tenha aletria no menu. Depois de várias tentativas e não sei como, a mão fez-se. Já consigo fazer como ela. E agora parece que me imbui da missão de dar a conhecer esta iguaria de Trás –os – Montes aos amigos. Sempre que posso, faço.

Servidos?



Sem comentários:

Enviar um comentário