Páginas

domingo, 16 de setembro de 2012

Chili ou de como me desencantei por um alguém


Deverá ter sido há uns 15 anos que eu andava encantada por um moço e esse moço também andava encantado por mim. Havia um clima entre nós embora nunca tenhamos falado sobre o que sentíamos e nunca desenvolvemos nenhuma relação por causa do chili. Sim, do chili, que pelo estômago se encanta e pelo estômago se desencanta. Eu explico: andava um clima entre mim e o Paulo, um rapaz simpático, culto e com a mania que sabia cozinhar ( e a ver pelo chili, sabia mesmo). Um dia, andava eu em mudanças quando ele se propôs a ajudar-me. Eu aceitei e como tinha a casa virada do avesso, ele convidou-me a ir almoçar a casa dele que ele fazia ‘ um chili que vais adorar e que é muito rápido, não perdemos muito tempo’. Até então nunca tinha comido chili e nem sabia muito bem o que era. Eu e mais uma amiga que me ajudava nas mudanças, fomos até casa dele comer o tal chili. Vi como picou a cebola, os pimentos, o chouriço, o tomate, de como teve paciência no acrescento devagar mas precioso do vinho, na carne e, por fim, nos feijões. Algures pelo meio, entre o chouriço e a carne, estava eu a pensar como ele cozinhava com preceito e  como aquilo me estava a encantar, eis senão que o rapaz mete a sua boca debaixo de um daqueles pacotes de 5 litros de vinho e que tem uma mini torneira no fundo, rodando a cabeça como se estivesse possuído, e toca a dar um gole em tudo ou nada romântico. Achei o gesto horrível. Fiquei a olhar para ele, franzindo a testa e a pensar quem é que tem cuidado em cortar tão fino a cebola e depois mete a bocarra debaixo de um pacote de papelão de vinho e bebe. E foi nesse preciso momento, nem antes nem depois, foi ali, entre o chouriço e a carne, que me desencantei pelo rapaz. Comi o chili, decorei a receita, mas desde aí nunca mais o vi. Aliás, minto, um dia, cansado de me ver a esquivar aos cafés e aos cinemas apareceu-me à frente a perguntar o que se passava comigo. Como não lhe podia dizer que o matou dentro de mim quando emborcou o vinho como se desse ato dependesse a vida dele, dei uma qualquer desculpa e ele desapareceu para sempre. A receita e o chili ficaram comigo e acreditem, é um prato de inverno ou um prato reconfortante. E eu precisava de um prato reconfortante, hoje (claro que nunca comprei desses pacotes com uma torneirinha horrível cá para casa, nunca).

Sem comentários:

Enviar um comentário