Páginas

sábado, 13 de abril de 2013

O primeiro dia do resto da nossa vida... sem xixi


Hoje a minha filha começou a fase de tirar as fraldas. Para tal, andei a mentalizar-me durante duas semanas. Comprei livros sobre meninas que tiraram as fraldas, meninas que em vez de um cão ou um gato tornaram-se amigas do penico de seu nome totó. Contei-lhe as histórias todos os dias, sem exceção, e todos os dias, sem exceção, ela disse-me que queria muito ser uma menina grande sem fraldas. A educadora disse que era interessante ir com ela comprar cuecas, para a envolver no processo. E que as cuecas que ela escolhesse seriam as minhas grandes aliadas porque ela não as iria querer sujar. Assim fiz. Compramos cuecas da minnie. A minnie a dizer adeus. A minnie a dizer olá. A minnie com ar de estafada. A minnie com ar de parva. Sempre a minnie. Comprei, também, aquilo que na minha aldeia chamamos pote mas que aqui é penico ou bacio. Tudo em rosa choque. Começei o dia de hoje com muita fé. Tirei-lhe o pijama e vesti-lhe as primeiras minnies. E ela foi muito feliz do quarto para a sala. Ainda estava eu a dobrar o pijama quando a ouvi chorar. Fui a correr para a sala e uma poça de xi-xi nascia debaixo dos seus pés. Lá lhe fui dizendo que não havia mal algum. Mas ela só gritava a dizer que a minnie estava molhada. E eu sempre a acalmá-la e a dada altura estabelece-se este diálogo:

 - a mini está xuja.

 - não faz mal filha. Vamos vestir outra e tens de ter atenção para fazeres xi-xi no penico.

 - a mini faz xi-xii no xão?

 (e pedagogicamente disse)

 - Não, a minie já faz no penico.

Um grito de dor sai-lhe das entranhas:

 - A mini é grande e eu nãããããããoooooooooooooooooooooo!!!

(recuei na minha pedagogia)

 - Filha, a minie às vezes também faz xi-xi nas cuecas e no chão.

 - Como xão as cuecas da mini?

(pensa, pensa rápido....)

 - São da Kitty

 - E a mini faz xi-xi na kitty?

(senti, a esta altura que a minha resposta poderia deixar-me em maus lençois)

 - Faz, mas não gosta e por isso ela tenta não fazer xi-xi nas cuecas.

 - A MINI FAZ XIXI NA KITTY?????????? – e desata num choro sentido pela indignidade da situação. A sua amada minie a fazer xixi na sua não menos amada kitty. Que mundo este!

(respirar fundo, muito fundo, contar até dez, tentar distraí-la com outra coisa. Acabar por ali esta conversa louca que nunca terei hipoteses de ganhar)

2 comentários:

  1. Quando for assim diz que está um passarinho na janela! "Oohhhh, voou!"
    Se calhar é melhor não! Compra gomas e chocolates...

    ResponderEliminar