Páginas

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Ai as festas populares

Quando era pequena, melhor, quando vivia na casa dos meus pais não havia ano que não fossemos a Vila Real ao Santo António. Era sempre a mesma coisa: farturas, carroceis e um vaso com majericos que meu pai me dava e que, tratasse eu como tratasse, morriam sempre num prazo de uma semana. Não fazia mal, para o ano havia mais. Nunca fui muito foleira mas aquela tarde de domingo sabia-me que nem ginjas.
Este ano resolvi levar a minha filha às festas de Oeiras. Carroceis, farturas e deixei de lado o vaso. Não sei se ela vai ser foleira, ou se estas tardes lhe ficarão na memória como estão na minha memoria as minhas tardes em família em plena Vila Real. Não sei. E para ser sincera, nem sei se isso é muito importante. Creio que o importante é a mistura de experiencias que podemos proporcionar a um filho. Fazer algo de diferente de quando em vez. mostrar-lhes o mundo com todas as suas possibilidades. No fundo, quando pegamos num filho e o retiramos do seu dia a dia, estamos a acrescentar vida à vida que já possuem. E isso é maravilhoso.

2 comentários:

  1. o que adorava as festas de Santo António cá da terra...quando era nova ia sempre com os pais...agora vou com o moçoilo e não passo um ano sem comprar uma fartura e uma pulseira dos indianos :) e sabe-me pela vida!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é isso mesmo, pode ser apenas uma vez no ano, mas tem de ser pelo menos essa vez no ano :)

      Eliminar