Páginas

domingo, 19 de janeiro de 2014

A minha bengala das sobremesas


A maria está a recuperar, lentamente, de uma infeção respiratória. E embora goste de estar em casa e a casa ainda é o mundo que lhe chega, depois de uma semana indoor, gostou de saber que a melhor amiga dela, a Margarida, vinha vê-la. Saltou, riu, comeu como não me lembro de comer e, enquanto dormia a sesta (porque quando dormimos o tempo passa mais rápido) fiz a minha mega híper supersónica tarte para os pais da Margarida. Na verdade, esta tarte necessita, apenas, de alguém com mãos, mesmo que tenha zero de apetência para a cozinha… aliás, acho que mesmo sem mãos se consegue fazê-la. Aprendi em casa de uma amiga, há longos anos, e embora tenha a memória de um peixinho, é uma receita tão simples que nunca a escrevi e nunca a esqueci. Escrevo-a hoje porque pode dar-vos jeito quando pretendem uma sobremesa que seja mais fácil do que ir ao supermercado comprar uma pré-feita.

Precisa de fruta que tenha na fruteira. Eu tinha peras a morrerem e maçãs. Como tenho sempre frutos vermelhos congelados, coloquei meia dúzia só para não ser tão monótona.

Açúcar (gosto de utilizar o amarelo, mas pode ser o normal)

Base de tarte (costumo fazer na bimby mas como tinha uma base quebrada de compra no frigorifico quase a passar da data, foi essa que utilizei)

E mais nada de nada. Não é o máximo?
Agora precisam de 5 minutos.

Parte-se a fruta que quiser utilizar para uma tigela ou prato fundo e coloca-se por cima o açúcar que quiser. Se gosta de uma tarte muito doce coloque umas quatro colheres de sopa, senão duas servem (primeira fotografia)

De seguida coloque no micro-ondas  uns três minutos na temperatura máxima (até o açúcar se misturar com a fruta)

Eu deitei os tais frutos vermelhos por cima, mas para além da estética do bicho, não eram necessários (segunda fotografia)

Deitar a fruta macerada com o açúcar no micro-ondas na tarteira já forrada com a massa quebrada e vai ao forno pré aquecido a 180º durante uns 25\30 minutos.

Pode servir com natas batidas, mas se a ideia é não ter trabalho, sirva simples.

Não há quem não goste e fazê-la nunca esgotou ninguém. Ah, e tem uma outra mais-valia: não suja quase louça nenhuma.

Bom apetite.
 
 

 
 
 










 

10 comentários:

  1. além de fácil, tem a vantagem de se poder adaptar a todas as frutas. bela sugestão. os pais da Margarida vão adorar. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, embora as frutas com menos liquido são as melhores para este genero de sobremesa. E os pais da Margarida gostaram :)

      Eliminar
  2. Olha, vou fazer! :) E depois mostro-te em que é que resultou, sim? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. prometes? Haja alguém que me liga alguma coisa... fico à espera :)

      Eliminar
  3. Olá, também vou experimentar. :) Queria só saber mais ou menos quantas frutas usas-te.
    Obrigada pela partiha ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lúcia, para uma forma de 22cm, utilizei 4 peras e duas maças. Os frutos vermelhos foi a olho, mais ou menos, um punhado deles. Ajudei?

      Eliminar
  4. Sim, hoje vou experimentar! :) Obrigada! Depois partilho o resultado*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://gavetadoimaginariodesfiado.blogspot.pt/2014/02/receitas-emprestadas-tarte-de-frutos.html - DELICIOOOOSA! Obrigada!!!

      Eliminar
    2. Obrigadaaaaaa. fico contente que tenham gostado e acima de tudo que seja uma receita util. Vou colocar mais porque este comentário deu-me força :)

      Eliminar
    3. Fico à espera! Esta já mora no meu livro de receitas * - Gosto da facilidade e da simplicidade (dos ingredientes e do material necessário) que depois se transformam numa coisa tão bonita quanto doce.

      Eliminar