Páginas

domingo, 25 de maio de 2014

receita da tal empada de cogumelos, alheira e frango (para ti, Carla N)

Este post é para a minha amiga Carla Neto que me mandou uma das sms mais bonitas que recebi em toda a minha vida. Mesmo. E me deixou à beira de um ataque de lágrimas. Obrigada.



Empada de alheira, cogumelos e galinha


Cogumelos Portobello (uma cuvete) - podem ser outros cogumelos desde que não sejam aqueles laminados normais que não sei o nome, mas que não possuem o sabor diferenciado que se pretende nesta receita)

Uma cebola
Dois dentes de alho
Uma alheira de caça e de boa qualidade
Meio frango cozido
Um pacote de molho bechamel (eu faço-o a olho por isso, não consigo dar a receita)
Duas embalagens de massa quebrada de boa qualidade (eu faço na bimby, receita da bimby)
Azeite q.b.


Liga-se o forno a 200 graus

Parte-se a cebola às rodelas o mais fino possível e deita-se numa frigideira com azeite no fundo. Junta-se os alhos finamente partidos e uma pitada de sal. Espera-se que a cebola adquira um tom translucido e de seguida deita-se os cogumelos partidos em pedaços pequenos. Como os cogumelos têm água, só se devem deitar quando a cebola estiver no ponto. Deixa-se cozinhar os cogumelos por uns bons 5 minutos e de seguida deita-se a alheira sem pele. Mexe-se bem. De seguida desfia-se o frango e junta-se ao preparado. Deixamos que tome sabor e enquanto isso forra-se uma tarteira com massa quebrada. Junta-se ao anterior preparado o molho bechamel e, de seguida, deita-se na tarteira. Coloca-se por cima a outra massa quebrada e faz-se uns desenhos se estiverem para aí viradas, senão, basta pincelar com uma gema de ovo.

Importante: fazer esta receita ao som de boa música. A boa disposição ajuda a coisa a sair bem.

Reduz-se o forno para os 180 graus e mete-se a tarteira lá dentro. Ao fim de 25 minutos têm uma maravilhosa tarte que por companhia só quer uma boa salada.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário