Páginas

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

4º Dia de férias - dia de festa


Ontem foi dia de aniversário, como acontece todos os anos, sempre na praia. A minha ana fez 16 anos. O impacto de ser uma mulherzinha já o tinha sentido da penúltima vez em que  a vi. Apareceu com uns calções e um top que denunciavam um corpo cada vez mais de mulher e menos de criança. É assim um choque. Quando cheguei à praia ela disse-me: ‘tia, comprei uma revista que vais gostar de ler’. E mostrou-me a Happy. Deixara de comprara a Bravo para comprar a Happy e disse-me que quando saísse a Vogue para compra-la. Cresceu. Já não lhe interessam os miúdos do género do justin Bieber e passou a ler sobre moda, tendências, artigos de fundo que vão de encontro aos seus interesses. Está naquela fase em que não lhe interessam conceções a gostos que não sejam os seus. Mas naquilo que lhe interessa, suga a vida. Cresceu. O raio da miúda não é mais uma criança e eu vi todo o seu crescimento em câmara lenta. Os avós dizem ‘ai, daqui a nada começa com os namoricos’ e eu ri-me por dentro. Imagino que tenham começado há algum tempo e que no pelo já tenha sofrido umas desilusões, que a esta altura parecem o fim do mundo, mas que é um fim do mundo com a duração de uma semana. Os amores morrem no preciso momento em que nascem outros. Pergunto o que quer fazer da vida. Olha e diz-me ‘sei lá’ e eu percebo. O que sabemos aos 16 anos? Nada. E é bom esta consciência de que nada sabemos.

A Ana foi a minha primeira filha que nasceu sob a forma de sobrinha. No ano passado levei-a a Londres. Fomos só as duas. Foi bom e no entanto, o pulo mental que ela já deu de lá para cá é imensurável. Hoje já é outra, quiçá mais madura a entrar num mundo que um dia ela vai perceber que quanto mais souber, mais ler, mais aprender, mais consciência terá de que a ignorância é uma galáxia sem fim. Mas isso é parte do gozo de se viver.

É uma mulher bonita. E eu não lhe disse, mas vou-lhe dizer que é muito triste ver uma mulher bonita mas inculta, daquelas que só vivem no espelho e desarmante ver uma mulher bonita e culta, e sábia, e boa e terna. É nesta última que eu desejo que ela se transforme. Tem tudo para isso acontecer.

Parabéns meu amor maior, estarei sempre aqui para ti.

Sem comentários:

Enviar um comentário