Páginas

sábado, 27 de setembro de 2014

Dos meus outonos


Os dias de chuva levam-me, como se uma máquina do tempo se tratasse, para os meus outonos na minha aldeia. Não sei se é o cheiro a terra molhada, se é o bucolismo dos tons de outono que me remetem para o tapete ocre dos vinhedos pós-vindimas, ou o facto de não sair de casa, mas estes dias, como o de hoje, obrigam-me a ir para a cozinha da minha mãe, os primeiros dias de lareira acesa, os potes de ferro a laborarem um arroz de feijão com tomate como nunca mais comi em outro lado igual. Talvez por isso, por esse grito interno que hoje se fez sentir, tive de fazer um almoço condizente: peixinhos de rabo na boca e arroz de feijão e tomate. Não parei de pensar, enquanto fazia o almoço e abria a lata do tomate, e a lata do feijão, que a minha mãe nunca abriu lata alguma para fazer os seus cozinhados. No tempo do tomate come-se o máximo que se pode e o resto vai para a arca, devidamente dividido; o feijão também é debulhado no seu tempo, dividido e armazenado para o restante ano. Se a minha mãe lesse este blogue, estaria agora a telefonar-me e a perguntar se não aprendi nada com ela. Eu iria rir e dizer-lhe que sim. Que aquilo que perfazem as minhas qualidades na cozinha é a ela que as devo. O resto foram vícios adquiridos pelo caminho.

Bom outono!

5 comentários:

  1. Os peixinhos tem um óptimo aspecto, mas é o arroz de tomate e feijão que me deixa a babar... adoro!

    ResponderEliminar
  2. Tenho tanta inveja desse prazer imenso que tiras da cozinha... também, já o senti, mas foi tão efémero! Passei do prazer de tentar fazer todo um "plano musical" de uma refeição para... no meu dia de anos, dêem-me o seguinte: qualquer refeição que não tenha que ser eu a confeccionar. Triste, hã?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipa, não é triste, pode ser apenas uma fase. Eu também já tive desencanto com algumas situações que hoje me dão prazer. O importante, no fim de contas, é o nível de felicidade que tem quando se deita, no fim de um dia, certo? Beijinhos

      Eliminar
  3. Quando digo à minha Mãe que fiz feijoada ou feijão com couve e que usei feijão enlatado, ela olha-me a direito, franze o sobrolho e pergunta-me com um sorriso cínico: E estava bom?!! (na realidade o significado de todo aquele conjunto de expressões e palavras significa apenas um "que porcarias que tu comes!) ;)

    ResponderEliminar