Páginas

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

ao 33 dia de 2017


 Saí do trabalho. Das entrevistas. Da edição. Esgotada que ando com as palavras resolvi sentar-me no restaurante a cheirar a cerveja, típica das marisqueiras. Pedi uma imperial e um prego. Fiquei a ver, eles e elas, em par, a entrarem. Ou eles em grupo. Nem uma outra Ela para fazer parelha comigo. Talvez isso justificasse os olhares de pena e desconfiança para comigo. E eu estava bem. O prego devidamente batido desfazia-se na boca. A imperial suficientemente fria, escorregava bem. Não tinha a minha filha naquela noite. Não me apetecia a cozinha. Entrei na marisqueira a pensar no prego. Olho para os que chupam os camarões com um barulho que denota prazer. não me incomoda. e chupam os dedos. e pegam no telemóvel com as mãos a cheirar a marisco. há olhares para mim, uns frontais e muitos de soslaio. Comecei a imaginar o que é que, os que olhavam para mim, pensariam da minha vida. Que não posso estar sozinha. Que nenhuma mulher pode estar sozinha. Muito menos numa marisqueira. Pedir uma imperial, ah, sacrilégio. Num mundo que anda isolado, cheio de casais abandonados a uma solidão que carcome, não se aceita quem opte por estar sozinho. As pessoas já pouco falam. Há uma solidão latente no ar. Mas não suportamos ver uma mulher sozinha. E se ela está sozinha não pode estar bem. Em paz. Não pode…

Mas pode.
Ainda pensei pedir uma segunda imperial, mas de alguma forma o frio da noite foi mais apelativo. Sai, caminhei para o carro com a cara enfiada na minha écharpe e fiz o caminho a pensar no livro e na cama que me esperava em casa.

9 comentários:

  1. Eu adoro estar sozinha, gosto de ir ao cinema sozinha, para uma esplanada sozinha, beber um fino (aqui no norte é assim q tratamos a imperial), e comer uma sandes de presunto. Os olhares, já os considerei incômodos....mas agora não (sou casada e para já, feliz), mas se quero, não fico à espera de companhia. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E faz muito bem. E que continue feliz muitooo tempo. Beijinhos (saudades do 'meu' norte)

      Eliminar
  2. Se pode...aí está um prazer que aumenta com a idade, estar comigo mesma!!! Acho que os outros jä olham é com "inveja" :)
    Gosto tanto de a ler!!!
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Obrigada Gisela. Gosto tanto que goste de me ler :)
      beijinhos e bom fim de semana

      Eliminar
  3. Um dia, se nos encontrarmos, vai reconhecer-me pelo copo de vinho tinto, em vez da imperial.
    Gosto muito de a ler.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então se nos reconhecermos vamos juntar a cerveja e o vinho e ficamos ali a deitar conversa fora:) obrigada por estar aí, desse lado. Beijinhos

      Eliminar
  4. Também gosto imensooooo de a ler e também adoro, de vez em quando, sair sózinha por aí, ir ao cinema, ficar numa esplanada a ler, beber um café, ao meu ritmo, sem pressas. Tão bom!!!
    E ter uma cama e um bom livro à espera!!! Haverá melhor???

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há poucas coisas melhores, muito poucas:) obrigada por estar aí, desse lado. Beijinhos

      Eliminar
  5. Não gosto de comer sozinha, na verdade, acho que é das poucas coisas que me incomoda verdadeiramente fazer sem companhia, mas reconheço o prazer que descreve em tantas outras coisas e dou-me conta das saudades que tenho do meus momentos, sozinha!
    E claro, também gosto muito de a ler!!!

    ResponderEliminar