Páginas

segunda-feira, 13 de maio de 2013

gosto quando me respondem com nível

Faço as compras do dia a dia num mini mercado perto de casa. Existe sempre por lá um rapaz perfeitamente alcoolizado a pedir a moeda da praxe, embora este em causa faça de uma forma mais... como dizer, mais simpática: ele pede moeda em troca de levar as compras ao carro. Nunca é longe mas o dar algo em troca eu acho que é positivo embora nunca tenha acedido à sua oferta. E ele tem a particularidade de nunca ser mal-educado, mesmo quando digo que não quero ou mal lhe falo, ele diz 'sem problema dona'. É bastante novo e bastante sujo. O cabelo não deve ser lavado desde 1984 e as unhas estão sempre verdadeiramente encardidas, mas ele ri muito, e os dentes fazem a diferença naquele rosto manchado de poeira e pó. Hoje achei que não fazia mal ajudar o rapaz e lá lhe coloquei os meus três sacos nas mãos para ele fazer uns 30 metros e ele diz:
 - a dona não quer que eu cante enquanto levo os seus sacos? É só mais uma moeda de 50.
 - E cantas o quê?
 - Em estrangeiro e em português. Em estrangeiro é mais caro, são 70 cêntimos.
 - quero uma música em estrangeiro.
Estávamos a chegar ao carro e ele abre as goelas e desata a cantar numa língua que não faço a mínima ideia qual era, uma melodia que nunca ouvira e numa desafinação dolorosa. Pedi para se calar e disse-lhe enquanto lhe passava as moedas para  a mão:
 - Devias levar mais caro para estares calado, quando cantas é muito mau.
E ele olha para as moedas e piscando-me um olho diz:
 - ó dona, se quisesse vender as minhas qualidades não seria por apenas 50 cêntimos, aquilo em que sou bom vale muito mais.

6 comentários: