Páginas

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Como é que se doma o bicho?

No frio gritava todas as manhãs porque queria vestir roupa de manga curta; agora que veio o calor quer mangas compridas. Se lhe visto uns calções chora porque quer calças. E se visto calças o que ela quer mesmo, mesmo, é uma saia. Se lhe enfio uma saia, ela parece possuída por um vestido. E as sandálias que ela quer são as que já não lhe servem. E botas, botas com pelo neste calor é que são boas. E os livros que leio dizem que devo gerir com calma estas manhãs, calma que se esvai ao fim de meia hora de tentativas frustradas de não a mandar para a escola só em cuecas. Ah, e afinal é um gancho que quer, ah, não, não, é uma bandolete, talvez que seja um rabo-de-cavalo. E os livros a dizerem que esta fase é importante porque é sinal da sua personalidade, porque elas gostam de participar nas suas escolhas e blá, blá, blá. As minhas manhãs, outrora calmas e profundamente eficazes, são agora atabalhoadas. Quando a deixava na escola, colocava o rádio alto e ia para o trabalho a cantar; agora desligo o rádio e vou em perfeito silêncio para me acalmar da hora que antecedeu, para um género de yoga mental.

O meu anjo virou uma fera matinal. E estou a precisar de um café triplo. Por hoje é isto.
 
 

4 comentários:

  1. Olá. Aqui vão duas sugestões da técnica de intervenção precoce que trabalha com a minha filha: tirar da vista aquilo que não é para ser usado (roupa e calçado de inverno, agora que o tempo já aqueceu), definir na noite anterior, com ela, o que vai vestir e calçar. Cá em casa, a coisa melhorou aí uns 70%. Já conseguimos ter manhãs mais calmas. Boa sorte! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Se na minha casa melhorar uns 50% eu já fico feliz. Depois informo se a coisa funcionou com a fera. Beijinhos

      Eliminar