Páginas

domingo, 5 de outubro de 2014

das pessoas simpáticas


Eu sou simpática por natureza. É-me mais fácil o sorrir, o cumprimentar, o falar do que ser mais distante, mais séria, sisuda . Esta minha forma de ser já me trouxe alguns dissabores: há quem veja num sorriso um convite para rebolar na relva, mas a malta vai gerindo a situação o melhor que pode e que sabe. Há uns anos (não vou fazer contas porque deprimo) eu apanhava muitas vezes o comboio em Alcântara, onde vivia, para o Cais do Sodré. Muitas vezes era o mesmo senhor que estava na bilheteira. A dada altura o senhor pergunta: a menina de onde é? E eu olhei-o desconfiada, pela primeira vez, e nem respondi. Talvez por ter ficado calada ele justificou-se dizendo que normalmente as pessoas de lisboa não eram assim simpáticas. Lembro-me que era sexta-feira e de lhe ter desejado um bom fim de semana. Desejava mesmo que o senhor tivesse um fim-de-semana. Porque não verbalizá-lo? Eu gosto de interagir. Prefiro sempre a portagem onde o boneco de ter portageiro está acesso. Prefiro a bomba de gasolina onde tem o senhor que coloca a gasolina. E sei que tem uma neta e sei o nome da neta. Gosto das pessoas, de uma forma em geral. Ontem fui com a minha filha à Gulbenkian. Estava a acontecer um percurso artístico e achei que era uma boa altura para lhe distender os horizontes. O jardim tinha imensos espelhos. As duas riamos para um quando alguém nos tira uma foto. Era uma rapariga oriental, muito simpática, muito bonita, com um cachecol vermelho a salientar o seu tom de pele claro. Mostrou-me a foto na sua máquina e disse-me num português ainda cambaleante que se lhe desse o meu email que me mandaria a foto. Escrevi-lhe o email num telemóvel cheio de caracteres estranhos para mim. Depois de ir embora pensei que ela jamais me mandaria a foto, mas que não fazia mal, ela tinha sido simpática e soube-me bem o seu sorriso, a sua vontade de fotografar o meu momento de mãe. Ainda a tarde ia a meio quando a recebo. Veio de um mail da Lan (adoro o nome) e num português perfeito ela diz: Olá boa tarde! Esta é a foto de ti e a tua filha fofinha! Espero que tenham um bom fim-de-semana!

Li e reli o email e ali estava a foto. Fiquei tão sensibilizada. Gosto de pessoas simpáticas e ainda bem que sou uma delas. Preconizo muito o sorriso e faço tudo para que a minha filha faça o mesmo. Ser-se sisudo pode acalentar o mistério, mas aos 40 já não há pachorra para tal.

 
Obrigada Lan.

5 comentários:

  1. Olá, não posso deixar de comentar. Tanto que me encontro nesta tua partilha, eu também sou "simpática por natureza" e gosto muito de tratar bem a malta com quem me cruzo, gosto de facilitar a vida às pessoas, tornar-lhes os dias melhores sempre que posso. Sabe bem quando recebemos de volta o mesmo tratamento. Uma das minhas filhas no outro dia, depois de eu ter tido uma qualquer atitude simpática com alguém que nos cruzámos, comentou com uma amiga que estava connosco: "Sabes, a minha mãe é muito boa pessoa". Eu sorri satisfeita. Boa semana!

    ResponderEliminar
  2. A foto está linda! A fotógrafa captou um momento muito bonito.

    ResponderEliminar
  3. Tão bom, a foto reflete a vossa felicidade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana, obrigada. É isso mesmo: felicidade pura! beijinhos

      Eliminar