Páginas

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Ainda a formação

O formador, o Mister-O-Todo-Poderoso Formador da formação em que fui obrigada a fazer, até era um tipo com alguma piada. Servia-lhe essa qualidade para evitar que adormecêssemos. E para além disso, tinha um profundo conhecimento do funcionamento de uma instituição pública como aquela onde trabalho, o que me fez ter grande respeito pelo senhor. E pronto, acabam aqui as qualidades do mister. Das restantes características do senhor, que davam, cada uma, para um post, vou salientar aquela que mais me irritou. O senhor era um cagão. Mas um cagão daqueles que irritam qualquer ser pensante. Durante a formação não conseguiu inibir-se de dar exemplos para determinadas situações tendo em conta a sua situação pessoal. Explico melhor, para nos falar da importância do planeamento conseguiu dizer que ele, na sua casa onde vive, num condomínio fechado, com piscina e muito verde, tiveram de planear a melhor forma de executar as contas do condominio. Pronto, dito isto arranjou mais uma desculpa para falar do jipão (sim, ele falou em jipão) que comprara há um ano. E isso porque planeara comprá-lo no ano anterior «Meninos, toquem a planear as vossas compras com antecedência». Sim, claro que sim, e para o ano vimos todos nós, os da função publica que ganhamos milhares, de jipão. Sim, sim. Foi também dizendo que a sua filha gosta de comprar roupa cara e que ele gosta de ir com ela às compras e que podemos comprar o que desejamos se  reduzirmos extras. Perguntei-lhe ‘ e se as pessoas já tiverem reduzido tudo?’, mas ele fez de conta que não me ouviu. Se calhar porque a minha questão era desprovida de sentido. Podia dizer-lhe que a I. que trabalha comigo, mal tem para as despesas diárias quanto mais para extras, mas se calhar sou eu que penso mal e acho que um dia destes digo-lhe: 'Ó I, planeia, planeia e vais conseguir dar os ténís novos aos teus filhos ou mudar finalmente de pneus com os teus míseros 600 euritos, basta planeares'. E pronto, daqui a um ano, certa que a formação não acrescentou nada, tudo esquecerei, menos, naturalmente, que o senhor vive na porra de um condomínio fechado, possui um jipão e é um pai ‘buéda fixe’! Gosto que a minha entidade patronal compre estas formações. São de grande utilidade. E já que falamos em planear e executar, que tal planearem melhor aquilo que executam?

Sem comentários:

Enviar um comentário