Páginas

segunda-feira, 7 de julho de 2014

a malta vai almoçar fora poucas vezes e quando vai assiste a um crime deste gabarito

Ontem fomos até Peniche para almoçar a boa da sardinha assada. A minha filha adora e eu gosto mais do que de marisco (talvez um pouco menos). Escolhemos um restaurante que tinha bom ar. Olhei para a montra do peixe e estava tão fresco que quase parecia ainda se mexer. sentei-me e salivei durante o tempo de espera e depois, numa terra de forte ligação com o mar, apresentam-me uma sardinha assada seca, queimada, demasiado passada. Um crime. Quem pega numa boa sardinha e a queima devia ter punido fortemente. Eu, que não sei assar, não asso; mas se se metem frente a um braseiro para assar sardinhas, no mínimo dos mínimos têm de o saber fazer. O tipo andou com elas a passear pela brasa como se fossem saldos em plena baixa lisboeta. Meti-me no branco fresquinho a ver se passava o sabor do carvão que tinha na boca.

Ainda não me passou o azedume.

Por hoje é mesmo só isto.

7 comentários:

  1. Azar! Recomendo que não desista de lá voltar, talvez experimentando outro restaurante, porque tenho lá comido o melhor peixe da minha vida, normalmente comprado no mercado local. Até me deu para adquirir uma modesta habitação na praia da Consolação para os meus filhos gozarem a praia e eu saborear o peixe, pois a temperatura da água não é nada convidativa para um transmontano (de Mirandela).
    Cpts
    BA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O melhor peixe que comi em toda a minha vida também foi em Peniche: um cancarro maravilhoso num sitio que não sei como lá voltar. Agora as sardinhas... um crime. Mas não vou desistir porque nunca desisto de nada quando o assunto é comida. E para um transmontano habituado ao frio do inverno, o atlântico suporta-se :)

      Eliminar
  2. Este ano ainda só as comi uma vez.
    Bem assadas mas...medianas... Ainda não tinham a percentagem de gordura que me extasia, ou seja : quando consigo tira a pele inteira e fica aquele brilho...

    Gosto muito de sardinhas... Mas uma boas ameijoas à bulhão Pato bem regadas ... levam-me ao céu. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E umas ameijoas seguidas de uma boa sardinha ?! Isso é que era :) beijinhos

      Eliminar
  3. Carla: quando vieres cá com tempo levo-te a um sítio maravilhoso que te vai surpreender, com peixe bom, bonito e barato! :)

    ResponderEliminar