Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2016

Annie Leibovitz - photographer's life


Nos meus anos oferecerem-me um livro que ainda me custa falar dele. Annie Leibovitz a photographer's life  é um livro da fotografa Annie Leibovitz onde constam as fotografias que ela tirou ao longo da sua vida. Uma intimidade exposta quando é reconhecida a timidez dos fotógrafos frente à objetiva. Ela nem aparece muito, tirando uma fotografia em que está na casa de banho nua e vê-se o seu olhar, o seu peito descaído e aquela liberdade de quem não se assusta com aquilo que mostra. Mas ela está nos rostos que a olham: seja na Susan Sontag, a sua companheira, ou no rosto dos pais. O livro é mágico e doloroso. Há ali a vida mas também a morte. A morte e a velhice do pai. A doença e morte de Susan. Um despojamento da relação, dos afetos de ambas… E choro sempre que o abro. É tão belo! Depois há as outras fotos, de gente reconhecida, mas essas não me interessam.

E penso sempre na fotografia que vi há muitos anos numa parede de um gabinete de um advogado, que mais não era que uma janela aberta e onde eu jurara sentir a brisa a entrar.


Há fotografias que não são mais do que uma longa e bela história contada num único instante. 






2 comentários:

  1. Sou hipster aaaaaaaaahhhhhhhhhhh sou hipster lololol
    q fotos horrorosas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não que tivesse problemas em ser hipster mas neste caso nem se enquadra, o que faz de você, caro/a anónimo, um ignorante. Quanto às fotos, sim, tem razão, já a sua foto de perfil dá conta de uma pessoa lindíssima.

      Eliminar